20 de outubro de 2013

A crônica

typewriter

Oi, gente, tudo bom? Bom, eu vivo falando aqui no blog que amo escrever crônicas. E não são poucas as pessoas que mandam e-mails perguntando "Bah, o que é crônica?". Então, eu também tive essa dúvida por muito tempo, até que um dia eu fui perguntar pra minha professora de português (♥). Então ela me respondeu. Hoje eu vou tirar essa dúvida, okay?
Bem, a crônica geralmente é um texto mais simples, com poucos personagens e descrições simples (os cronistas na maioria da vez preferem a descrição psicológica do que a física). A principal característica da crônica é o conflito. O conflito da crônica é simples, é uma coisa cotidiana, que na maioria das vezes já aconteceu mais de uma vez com qualquer um.
Como a crônica surgiu? Bom, a crônica surgiu no jornal. A crônica foi publicada pela primeira vez por volta de 1799 em um jornal de Paris, o Journal de Débats. Na época, o objetivo da crônica era comentar os acontecimentos que haviam ocorrido durante a semana.
A crônica veio pro Brasil por volta do século XIX, e também eram publicadas em jornais, contando conflitos cotianos de forma inteligente, leve e irônica.
Qual é a duração de um jornal? Um dia. Você pega ele de manhã, lê e no final do dia usa ele pra forrar o chão da cozinha, não é? A crônica acompanha a vida curta do jornal, e isso pode até acompanhar pelo dia todo, mas logo esquece. Por exemplo, duvido que você lembre de todas as crônicas que já leu! Eu não lembro nem de todas que eu já escrevi!
Só que existem crônicas muito boas, que ficam na memória pra sempre. Então elas são agrupadas em livros, apesar que crônica nunca teve pretensão pra isso.
Por que crônica é tão bom, tão gostoso de ler? Porque ela se trata de coisa comuns (como já citei algumas vezes no texto) que a gente se identifica, que estabelece uma relação íntima com a vida de cada um.

Gente, é isso! Espero que tenham gostado, e gostaria de saber se vocês gostaram desse tipo de post! Manda um e-mail pra bahh.1331@gmail.com! Gostaria de agradecer à minha professora de texto por me dar mais informações sobre a crônica!
E aqui os sites onde eu peguei algumas informações sobre esse gênero textual: 12
Beijo, Bahz ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário