29 de julho de 2013

Resenha : O teorema Katherine (John Green)

"Bastante divertido , desafiadoramente complexo e extremamente interessante." - Kirkus Reviews

(foto : Melina Souza)

Oi , pessoal ! Mais uma resenha por aqui ! Demorei um bocado de tempo pra fazer essa resenha porque a primeira vez que eu li eu não tinha marcado minhas frases favoritas , então decidi reler ! E aqui está . Bom , esse livro chegou em minhas mãos em abril , um mês depois de ser lançado . Eu já era apaixonada pelo John Green pelo livro A Culpa é das Estrelas (resenha) , então como meu aniversário é em março e da minha melhor (e única) amiga que gosta de ler é em abril , pedi O teorema Katherine de aniversário pra ela e dei Morte Súbita pra ela ! Bom , bora começar a resenha ? 

♥ Capa ♥
Bom , de todas as edições que eu já vi do livro , essa foi a que eu achei mais bonita . Acho que os elementos ilustrados na cama já dão uma introdução pro livro . 

♥ Diagramação ♥

A diagramação é bem parecida com o A Culpa é das Estrelas . Adorei as notas do autor e os gráficos que aparecem no decorrer do livro ! Convenhamos que eu tive um pouquinho de dificuldade pra interpretar os gráficos , mas graças a Deus eu tenho uma mamãe que fez Matemática e me ajudou nesse quesito ! Ah , se vocês querem saber , mamãe também adorou o livro , haha . Então , adorei as páginas amareladas (♥) . A fonte , margem e espaçamento são ótimos . 






(foto : Melina Souza)
(foto: Melina Souza)
(foto: Melina Souza)

♥ Sinopse ♥ 
Colin conhece Katherine . Katherine gosta de Colin . Colin e Katherine namoram . Katherine termina com Colin . É sempre assim . 
Após o seu mais recente e traumático pé na bunda , o Colin que só namora Katherines resolveu cair na estrada . Dirigindo o Rabecão de Satã , com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona , o ex-garoto prodígio , viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão : elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines , que tornará possível antever, com pura matemática , o desfecho de qualquer relacionamento . 
Uma descoberta que vai entrar para a história , elevando Colin Singleton diretamente ao destino de gênio da humanidade . E também , é claro , vai ajudar a reconquistar sua garota . Ou, pelo menos, é isso que ele espera .
 ♥ Frases favoritas ♥ 
4º parágrafo , página 17 
[...] você está com um problema muito complicado que tem uma solução muito simples. 
7º parágrafo , página 40 
Parecia que a tal estrada quinze a vinte quilômetros tinha ficado bem no epicentro de um terremoto , [...] (vocês devem estar se perguntando porque eu gostei dessa frase , eu respondo ! É porque eu adorei a comparação com o "epicentro do terremoto" , haha .) 
6º parágrafo , página 42 
De trás do balcão , uma garota de nariz longilíneo e empinado e olhos castanhos que deviam ser do tamanho de alguns planetas menores levantou o olhar [...] (gostei dessa porque minha mãe achou que *essa personagem que está sendo descrita na frase* era parecida comigo por causa dos olhos castanhos e grandes e o nariz ... haha) 
10º parágrafo , página 43 
A leitora da "Celebrity Living" abriu um sorriso . As bochechas salientes e o nariz longilíneo desapareceram . Ela possuía o tipo de sorriso largo e matreiro que não lhe deixa opção senão acreditar - só dava vontade de fazê-la feliz para continuar vendo aquele sorriso. 
6º parágrafo , página 44 
Ela saiu de trás do balcão[...]. O rosto mais interessante que bonito . 
12º parágrafo , página 44 
Aquele sorriso era capaz de pôr fim a guerras e curar o câncer . 
1º parágrafo , página 57 
A chave (do carro) aparece quando você faz as pazes com o ônibus; as Katherines aparecem quando você começa a acreditar que não há mais nenhuma Katherine no mundo.
3º parágrafo , página 118 
Eu não acho que Deus dê a menor importância a nós termos um cachorro ou a uma mulher usar short . Acho que Ele dá importância a se você é ou não uma pessoa boa . 
único parágrafo da página 130 
(não colocarei esse porque : 1) é gigante 2) contém spoilers da história ) 
5º parágrafo , página 141 
É possível amar alguém , ele pensou . Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela . 
6º parágrafo , página 148 
Mas Colin sempre podia contar com os livros . Os livros são o melhor exemplo de Terminado: deixe-os de lado e eles o esperarão para sempre; dê-lhes atenção e sempre retribuirão seu amor. 
2º parágrafo , página 163 
[...]ela disse , o sorriso como o branco dos fogos de artifícios num céu sem estrelas . 
4º parágrafo , página 170 
Filho , se tem uma coisa que eu sei nessa vida [...], é que algumas pessoas nesse mundo cê só consegue amar e amar e amar , não importa o que aconteça . 
7º parágrafo , página 278 
um beijo tão gostoso quanto o sorriso dela anunciou que seria 
4º parágrafo , página 282
Naquele instante, o futuro - não controlável por Teorema algum , seja matemático ou não - se descortinou para Colin : infinito, indecifrável e lindo . 
3º parágrafo , página 283 
Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então, nós todos somos importantes - talvez menos do que muito , mas sempre mais do que nada .

 ♥ Informações gerais sobre o livro ♥ 

Título original : An abundance of Katherines 
Título traduzido para o português : O teorema Katherine 
    Editora dos EUA : Penguin Young Readers Group 
    Editora do Brasil : Intrínseca
    Páginas : 304 
    ISBN : 9788580573152
    Site do autor :http://johngreenbooks.com/
    Twitter do autor :https://twitter.com/@realjohngreen
    Facebook do autor :https://www.facebook.com/JohnGreenfans
    Nota : ***** ( 5/5 , ou seja , 5 de 5 estrelinhas : perfeito)

♥ O que o livro deixou em mim ♥

Katherine 1 : Não deu certo . Okay , mas será que ele precisava mesmo tentar 19 vezes ? Ah , sei lá ... Você vai descobrir isso lendo .Quando eu ganhei e comecei o livro , foi impossível não ficar comparando com A culpa é das estrelas . Então , eu não achei melhor que A culpa é das estrelas. No dia em que um livro me marcar mais que A culpa é das estrelas juro que falo pra vocês . O Colin , a Lindsey , o Hassan e a Katherine XIX marcam a gente ? Ô se marcam . Eu to sentindo uma falta danada deles agora . Mas não como a Hazel e o Augustus me marcaram , que dá vontade de ir na estante , pegar o livro e reler , e reler , e reler . John Green não foi um filho da mãe nesse livro que me fez chorar até não aguentar mais . Mas foi um livro que fica impossível não segurar a risada . Mesmo assim dei 5 estrelinhas porque eu amei a história , os personagens e a lição que trás.  Já li ele duas vezes e não vejo a hora de reler novamente . 

É isso , gente ! Espero que tenham gostado , xoxo . 



Um comentário:

  1. Oi. Eu gostei muito do post, eu li este livro e tbm amei. Gostei muito do jeito que vc colocou as suas frases favoritas indicando as páginas e os parágrafos... :)

    ResponderExcluir